• The Brazilian Critic

2019: o que esperar?

Atualizado: 17 de Jul de 2020


2018 foi um ano muito feliz para a teledramaturgia brasileira!


Algumas novelas trouxeram tramas inovadoras, apesar de o monopólio Global de folhetins de qualidade permanecer; houve um aumento considerável de ótimas séries, tanto no drama quanto na comédia, em canais da televisão fechada, como exemplo as novas produções da Fox e Universal e as estreias da TNT e do Space neste segmento; além da quantidade de programas exclusivos de plataformas de streaming, como o Globoplay com “Assédio” e “Ilha de Ferro” e a Netflix estreando “Samantha!” e “O Mecanismo“.


E o que esperar de 2019? De novas temporadas à estreias, veja nossas expectativas para o novo ano que está por vir:


GLOBO

A TV Globo já entra em 2019 com sua nova novela do horário das 21h “O Sétimo Guardião“, que carrega expectativas pela trama fantástica de Aguinaldo Silva.


Entre as outras sucessoras previstas estão “Verão 90” (próxima das 19h), escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amarale “Órfãos da Terra” (próxima das 18h), escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid. Além disso, a nova temporada de “Malhação”, com o subtítulo “Toda Forma de Amar”, escrita por Emanuel Jacobina, deve estrear em abril.


Nos Tempos do Imperador“, “Bom Sucesso” e “Dias Felizes” devem substituir os próximos folhetins no segundo semestre.


Dentre algumas das séries programadas, na transmissão aberta e no Globoplay, estão as terceiras temporadas de “Sob Pressão” e de “Carcereiros” e segundas temporadas de “Ilha de Ferro” e “Pais de Primeira“.


Dentre as estreias exlusivas do Globoplay, estão confirmadas:


ARUANAS: Protagonizada por Leandra Leal, Débora Falabella e Taís Araújo, a série é um drama que mostra a batalha de um grupo de ambientalistas para evitar o crime de uma empresa em plena Amazônia. O elenco ainda conta com Thainá Duarte e Camila Pitanga.


SHIPPADOS: Comédia escrita por Fernanda Young, é uma sitcom sobre jovens adultos neuróticos navegando o complexo mundo dos relacionamentos modernos, onde tudo é mediado por redes sociais e aplicativos. No elenco, Tatá Werneck, Eduardo Sterblitch, Luis Lobianco, Clarice Falcão, Rafael Queiroga e Júlia Rabello.



NETFLIX

A companhia de streaming encontrou bastante público no mercado brasileiro e vai investir em peso nas produções nacionais. Segundas temporadas de “Samantha!” e “O Mecanismo” e terceira de “3%” já estão confirmadas.


Dentre os futuros investimentos, podemos citar:


CIDADES INVISÍVEIS: criada pelo diretor indicado ao Oscar Carlos Saldanha (A Era do Gelo, O Touro Ferdinando), a série conta a história de um detetive que se envolve em uma trama povoada por criaturas folclóricas.


COISA MAIS LINDA: ambientada nos anos 50 e estrelada por Maria Casadevall, a série mostra a rotina de Maria Luísa, que, após o desaparecimento do marido, vê sua vida mudar ao abrir uma casa noturna de bossa nova.


O ESCOLHIDO: inspirada na série mexicana “Niño Santo“, a trama gira em torno de jovens médicos que viajam até uma comunidade isolada, com o objetivo de vacinar a população. Porém, ao chegar no destino, eles se deparam com um líder religioso que garante poder curar doenças sem o auxílio da medicina.


A FACÇÃO: criada por Pedro Morelli, contará a história de uma advogada honesta e dedicada que descobre que seu irmão desaparecido há anos está preso e é líder de uma ascendente facção criminosa.


NINGUÉM TÁ OLHANDO: produzida por Daniel Rezende (Bingo: O Rei das Manhãs), a série vai girar em torno de Uli, um anjo da guarda contrariado com as ordens que recebe de seus superiores, e que decide se rebelar contra o sistema.


SINTONIA: narrada do ponto de vista de três personagens diferentes, a história explora a interconexão da música, tráfico de drogas e religião em São Paulo. É uma parceria com o produtor musical Kondzilla.


SPECTROS: primeira produção de terror nacional da Netflix, acompanhará um thriller sobrenatural que desvenda as histórias enterradas há séculos no bairro da Liberdade, em São Paulo.



HBO

A HBO Latin America dedicou a programação nacional de 2018 para encerrar as trajetórias de “Magnífica 70” e “O Negócio“, séries veteranas que chegaram ao fim. Por isso, 2019 promete ser um ano de novos produtos.


Dentre os empreendimentos previstos para o futuro do canal se destacam:


PICO DA NEBLINA dirigida por Fernando Meirelles e Quico Meirelles, a série se passa em um futuro fictício em que a maconha foi legalizada.


O HÓSPEDE AMERICANO: escrita por Matthew Chapman e dirigida por Bruno Barreto, a minissérie acompanha o percurso do ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt junto com o marechal do Exército brasileiro Cândido Rondon pela Amazônia brasileira.


SANTOS DUMONT - MAIS LEVE QUE O AR: com direção de Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, a minissérie de seis episódios vai contar a vida do brasileiro pioneiro da aviação.


HARD: nova série de comédia do canal, conta a história de uma mulher, interpretada por Natália Lage, que, após a morte do marido, descobre que ele era dono de uma produtora de filmes adultos.


Além disso estão previstas uma quarta temporada da série “Psi” e uma segunda temporada de “A Vida Secreta dos Casais“.



RECORDTV

Assim como fez com “Apocalipse” e “Lia” no ano anterior, a RecordTV deve intercalar novelas e minisséries novamente em 2019.


Desta forma, após o término de “Jesus“, que deve ocorrer no final de março, estreia no canal a série de 80 capítulos “Jezabel“, escrita por Cristianne Fridman e protagonizada por Lidi Lisboa. A novela “Gênesis“, que estava prevista para ser a substituta, foi adiada por enquanto para o segundo semestre.


O canal também reabre a produção de conteúdo inédito para a faixa das 19h45, que vinha exibindo a reprise de “A Terra Prometida“. Para substituí-la, a RecordTV vai apostar em “Topíssima“, novela também de Cristianne Fridman que teve sua produção adiada várias vezes e finalmente vai sair do papel.



FOX

Com a terceira temporada de “Me Chama de Bruna” em exibição, a Fox já garantiu as continuações de três de suas séries: “1 Contra Todos“, que vai ganhar uma quarta temporada; “Rio Heroes“, série sobre o submundo das artes marciais, que já produz sua segunda temporada; e “Impuros“, que estreou no fim de 2018 e já garantiu um segundo ano.



SPACE

Empolgado com a boa recepção de “Pacto de Sangue“, o canal Space já começou os preparativos para uma segunda temporada da série estrelada por Guilherme Fontes.


Com relação às novas apostas, a série “Irmãos Freitas“, idealizada pelo cineasta Walter Salles (Diários de Motocicleta, Central do Brasil) e Sérgio Machado, conta a história do boxeador Popó, interpretado por Daniel Rocha, e de seu irmão, desde quando saíram do interior da Bahia até o momento em que alcançaram a fama no mundo do boxe.



UNIVERSAL TV

Destaque da programação do canal Universal TV, a série “Rotas do Ódio“, estrelada por Mayana Neiva, vai ganhar uma terceira e uma quarta temporada em 2019, de acordo com a acessoria do canal.


Além disso, a comédia “Amigo de Aluguel“, vencedora de dois prêmios The Brazilian Critic 2018, deve ganhar um segundo ano.


Outra que vai ganhar uma segunda temporada é “Unidade Básica“, drama médico estrelado por Caco Ciocler.



GNT

Em parceria com o Globoplay, o canal GNT irá desenvolver uma quarta temporada de “Sessão de Terapia“. Finalizada em 2014, a série mostrava o cotidiano de um psicanalista e os dilemas vividos por ele e seus pacientes. A continuação será dirigida e estrelada por Selton Mello, que irá substituir ZéCarlos Machado, protagonista das três temporadas anteriores. Dentre as participações confirmadas, está a da atriz Morena Baccarin (Deadpool, Homeland).



WARNER TV

A Warner irá apostar na comédia para seu conteúdo nacional de 2019, com a sitcomMal Me Quer“. Estrelada por Júlia Rabello e Felipe Abib, a série gira em torno de um casal, que decide que a única maneira de proteger suas propriedades, após a falência da empresa do marido, é o divórcio. A co-produção é da Boutique Filmes e a direção é do co-fundador do canal Porta dos Fundos, Ian SBF.



This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now