• The Brazilian Critic

2020: as produções mais aguardadas para a televisão e streaming no Brasil (Parte III)

Atualizado: 17 de Jul de 2020


Depois de conferir as séries e novelas mais aguardadas da televisão aberta e listar os principais produtos dramatúrgicos destinados para a televisão fechada, agora vamos analisar o que há de mais esperado para o streaming brasileiro em 2020.


NETFLIX

A principal distribuidora de streaming do mundo viu que o Brasil possuía potencial para desenvolver produções fazem apenas alguns anos. Mesmo assim, a Netflix já soma uma quantidade interessante de séries nacionais originais e o ano de 2020 promete ser recheado de novas empreitadas.


Assim, vamos focar nas novidades do canal para esse ano, sendo que algumas séries já estão disponíveis:


ONISCIENTE

Com referências em produções americanas como "Black Mirror", a série criada por Pedro Aguillera (o mesmo por trás da série "3%") estreou no dia 29/01. A trama mostra uma São Paulo de um universo alternativo, onde todos habitantes são constantemente monitorados por drones com a finalidade de reduzir o índice de crimes na cidade, até que um assassinato acontece. No elenco, Carla Salle ("Os Dias Eram Assim"), Sandra Corveloni ("O Outro Lado do Paraíso"), Guilherme Prates ("Tempo de Amar"), Jonathan Haagensen ("Pacto de Sangue"), Luana Tanaka ("Novo Mundo") e Marcello Airoldi ("Vizinhos").



SPECTROS

No ar desde o dia 20/02, a nova série original da Netflix é uma trama sobrenatural ambientada no tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo, local cheio de influências asiáticas, principalmente do Japão. A série mostra um grupo de jovens que são afetados por eventos espirituais e místicos que possuem origem no passado. Com produção de Douglas Petrie, roteirista de "Buffy, a Caça-Vampiros", famosa série teen americana, "Spectros" traz no elenco as estreantes Cláudia Okuno e Mariana Sena, além de Danilo Mesquita ("Éramos Seis") e Daniel Rocha ("Irmãos Freitas").



REALITY Z

Ainda sem data oficial, a nova produção da Netflix é uma comédia de terror baseada na série britânica "Dead Set". Com coprodução da Conspiração Filmes e dirigida por Cláudio Torres ("Magnífica 70"), "Reality Z" tem no elenco nomes como Guilherme Weber ("O Negócio"), Emílio de Mello ("Psi"), Carla Ribas ("Me Chama de Bruna") e Ravel Andrade ("Supermax"), além da participação da apresentadora Sabrina Sato.



CIDADE INVISÍVEL

Com filmagens iniciadas em novembro de 2019, a próxima série da Netflix é uma ficção criada pelo cineasta indicado ao Oscar Carlos Saldanha ("A Era do Gelo"). A trama conta a história de um mundo invisível aos seres humanos e que é descoberto depois do aparecimento de um estranho animal morto em uma praia carioca. Julia Jordão ("O Negócio") e Luis Carone ("Pico da Neblina") assinam a direção da produção que será protagonizada por Marco Pigossi ("A Força do Querer"). Ainda não foi divulgada data de estreia.



BOCA A BOCA

Com produção do cineasta Esmir Filho ("Os Famosos Duendes da Morte"), que também dirige a série juntamente com a cineasta Juliana Rojas ("As Boas Maneiras"), "Boca a Boca" tem como base o surto de uma doença misteriosa transmitida pelo beijo. A produção fica a cargo da Gullane. Não foi anunciado nenhum membro do elenco ainda.



Apesar das novidades, produtos anteriores como "O MECANISMO" e "SAMANTHA!", que tiveram uma segunda temporada em 2019, não obtiveram aval da Netflix para uma terceira temporada até o momento e "3%", a primeira série original da plataforma, foi renovada para uma quarta e última temporada.


Dentre as séries que estrearam em 2019, foram oficialmente renovadas até o momento: "COISA MAIS LINDA", "IRMANDADE" e "SINTONIA". Apesar do ótimo desempenho, ainda não foi oficializada a segunda temporada de "NINGUÉM TÁ OLHANDO" até o fechamento desta edição, mas as chances são grandes. Com primeira e segunda temporadas lançadas no ano passado, "O ESCOLHIDO" não foi bem recebida e não deve ser renovada para uma terceira leva de episódios.



GLOBOPLAY

Depois de um excelente 2019 com premiadas séries como a quarta temporada de "Sessão de Terapia" e a novidade "Shippados"— a plataforma de streaming do grupo Globo promete um novo ano cheio de atrações. Dentre as estreias programadas ainda para 2020, estão:


ARCANJO RENEGADO

Com uma segunda temporada confirmada logo após a estreia da primeira, a nova série do Globoplay, em parceira com Multishow e Afroreggae, conta a história de Mikhael (Marcelo Mello Jr.), um oficial do grupo de polícia especial do Rio de Janeiro, e seus dramas e realidades na comunidade, na política e em família. Além de Mello Jr., estão no elenco Erika Januza ("Amor de Mãe"), Álamo Facó ("Me Chama de Bruna"), Rita Guedes ("1 Contra Todos"), Danni Suzuki ("Malhação") e Leonardo Brício ("Chamas da Vida"). A série dirigida por Heitor Dhalia ("O Cheiro do Ralo") está disponível na plataforma desde o dia 07/02.



DESALMA

Aguardada produção dos estúdios Globo, "Desalma" é um drama sobrenatural exclusivo Globoplay que irá tratar de bruxaria, espiritualidade e paganismo. Criada e escrita pela estreante Ana Paula Maia e dirigida por Carlos Manga Jr. ("Se eu fechar os olhos agora"), o suspense conta com nomes como Cássia Kis ("Segundo Sol"), Claudia Abreu ("Valentins") e Maria Ribeiro ("Como Nossos Pais"). A previsão é que a série estreia ainda no primeiro semestre, no mês de março, sem data definida até o momento.



AS FIVE

Uma das mais esperadas produções do público jovem, "As Five" é um spin-off de "Viva A Diferença", a 25ª temporada da novela teen "Malhação", vencedora do Emmy Internacional em 2019. As protagonistas Benê (Daphne Bozaski), Keyla (Gabriela Medvedovski), Tina (Ana Hikari), Lica (Manoela Aliperti) e Ellen (Heslaine Vieira) retornam, agora adultas, seis anos após os acontecimentos originais. Cao Hamburger ("Filhos do Carnaval") retorna como showrunner da produção que tem José Eduardo Belmonte ("Carcereiros") na direção. A previsão de estreia é para o segundo semestre.



ONDE ESTÁ MEU CORAÇÃO

Dos mesmos autores de "Amores Roubados" e "Onde Nascem os Fortes", George Moura e Sérgio Goldenberg retornam a parceria com a próxima produção do Globoplay, "Onde Está Meu Coração". A trama gira em torno de uma jovem médica que se envolve com as drogas e relata seus dramas pessoais, profissionais e familiares resultantes desse vício. A produção será estrelada por Letícia Colin ("Cine Holliúdy") que conta ainda com Daniel de Oliveira ("10 Segundos Para Vencer"), Mariana Lima ("Assédio") e Fábio Assunção ("Onde Nascem Os Fortes") no elenco. Luísa Lima ("Justiça") dirige a série que tem previsão de estreia para o segundo semestre do ano.



FIM

Baseada no primeiro romance escrito pela atriz Fernanda Torres ("Filhos da Pátria") lançado em 2013, Fim” conta a história de cinco amigos cariocas que repassam momentos marcantes de suas vida antes da morte. A trama vai ser contada em três fases diferentes e conta até o momento com David Júnior ("Bom Sucesso"), Bruno Mazzeo ("Escolinha do Professor Raimundo") e Marjorie Estiano ("Sob Pressão") no elenco. Torres assina o roteiro juntamente com Maria Camargo ("Assédio") e a direção fica à cargo de Andrucha Waddington ("Sob Pressão"). As gravações serão iniciadas ainda nesse semestre, ainda sem data para estreia.



MAL SECRETO

Escrita por Bráulio Mantovani, roteirista indicado ao Oscar pelo filme "Cidade de Deus", a série vai contar a história de um renomado psiquiatra forense e de sua conturbada e violenta vida pessoal. Sérgio Guizé ("A Dona do Pedaço") protagoniza a série que conta com a atriz Viviane Araújo ("O Sétimo Guardião") no elenco e Mauro Mendonça Filho ("Verdades Secretas") na direção. Ainda sem datas divulgadas.



BETINHO

Respeitado como um dos mais importantes sociólogos do Brasil, Herbert de Souza terá sua vida retratada no formato de minissérie pelo Globoplay. Júlio Andrade ("1 Contra Todos") irá interpretar o personagem principal, "um brasileiro que dedicou sua vida à luta pela liberdade e contra as injustiças sociais", de acordo com a emissora. Sérgio Machado ("Irmãos Freitas") assina a direção. Datas também não foram divulgadas até o fechamento deste editorial.



Há também o interesse de produzir uma nova temporada da série "CILADA", programa de humor criado por Bruno Mazzeo e originalmente exibido pelo Multishow, além de uma adaptação de "MINHA MÃE É UMA PEÇA", filme de sucesso criado pelo comediante Paulo Gustavo.


Dentre as séries que estrearam em 2019, apenas "ARUANAS" e "A DIVISÃO" garantiram continuações futuras. Uma quinta temporada de "SESSÃO DE TERAPIA" foi cogitada pelo protagonista e diretor Selton Mello, que mostrou interesse em mais uma leva de episódios, mas até o momento nada foi confirmado. Com o falecimento da autora Fernanda Young ano passado, "SHIPPADOS" também não recebeu sinal verde para uma segunda temporada até o momento.



PRIME VIDEO

Com os investimentos em conteúdo nacional crescendo na Netflix e a popularidade do Globoplay aumentando, outra empresa do streaming também resolveu entrar no ramo de produções brasileiras: a Amazon.


Desde seu lançamento no Brasil, a plataforma Prime Video vinha reproduzindo séries nacionais de outras emissoras, como "Homens?" do Comedy Central e "Irmãos Freitas" do Space. Mas para 2020 o canal vai investir em conteúdos originais produzidos pelo país. Confira as três séries ficcionais divulgadas pela plataforma para esse novo ano:


DOM

Com gravações já inciadas, "Dom" irá contar a história do chefe de quadrilha Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, e sua relação com seu pai, um ex-agente. Gabriel Leone ("Onde Nascem Os Fortes") e Flavio Tolezani ("Verão 90") serão os protagonistas da série, que também conta com Isabella Santoni ("Orgulho & Paixão") no elenco. Tem produção da Conspiração Filmes e direção de Breno Silveira ("1 Contra Todos"). Ainda sem data de estreia divulgada.



SETEMBRO

Produzida pela O2 Filmes e desenvolvida pela roteirista Josefina Trotta ("Amigo de Aluguel"), a próxima série da Amazon "Setembro" contará a história de uma mulher transexual que descobre que teve um filho com outra mulher sete anos atrás. A atriz Alice Marcone estará no elenco. Ainda sem previsão de lançamento.



L.OV3

Produzida pela Los Bragas, empresa da atriz Alice Braga, "L.OV3" vai contar a história de Ana, Sofia e Beto, três irmãos que estão explorando novas formas de relacionamento. Ainda sem previsão de lançamento e sem elenco divulgado.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now