• The Brazilian Critic

Novas categorias para o prêmio The Brazilian Critic 2019

Com o intenção de reconhecer as melhores produções da televisão brasileira, anúncio dos vencedores ocorrerá em dezembro.



Serão 28 o número de categorias para a próxima edição do prêmio The Brazilian Critic, que irá acontecer ao final do ano de 2019.


Além das categorias principais e das categorias técnicas, foram divididas as categorias de Melhor Direção e Melhor Roteiro entre Série de Drama, Série de Comédia e Novela (assim como ocorre nas categorias de atuação).


O intuito foi aumentar o alcance do número de indicados, exaltando a competência das equipes de direção e de roteiros, já que o número de produções nacionais seriadas cresceu nos últimos anos.


Assim, as produções e seus respectivos profissionais poderão ser premiados nas seguintes categorias:

- Melhor Série de Drama

- Melhor Série de Comédia

- Melhor Novela

- Melhor Direção em Série de Drama

- Melhor Direção em Série de Comédia

- Melhor Direção em Novela

- Melhor Roteiro em Série de Drama

- Melhor Roteiro em Série de Comédia

- Melhor Roteiro em Novela

- Melhor Ator em Série de Drama

- Melhor Atriz em Série de Drama

- Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama

- Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama

- Melhor Ator em Série de Comédia

- Melhor Atriz em Série de Comédia

- Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia

- Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia

- Melhor Ator em Novela

- Melhor Atriz em Novela

- Melhor Ator Coadjuvante em Novela

- Melhor Atriz Coadjuvante em Novela

- Melhor Direção de Arte em Série ou Novela

- Melhor Fotografia em Série ou Novela

- Melhor Figurino e Maquiagem em Série ou Novela

- Melhor Montagem em Série ou Novela

- Melhor Som em Série ou Novela

- Melhor Trilha Sonora Original em Série ou Novela

- Melhor Conteúdo Infantil


Cada categoria poderá ter entre 4 e 8 indicados, com exceção das categorias “Melhor Direção em Novela”, “Melhor Roteiro em Novela” e “Melhor Conteúdo Infantil” que poderão ter entre 3 e 5 indicados.


Em categorias de atuação, o ator ou atriz só poderá concorrer uma única vez por categoria, não podendo ser indicado por produções diferentes em uma mesma categoria (por exemplo: Júlio Andrade por “Sob Pressão” e por “1 Contra Todos”).


Nas categorias de “Melhor Série de Drama”, “Melhor Série de Comédia”, “Melhor Novela” e “Melhor Conteúdo Infantil”, serão indicadas as empresas produtoras do programa nomeado.


A diferenciação de Séries para Novelas, bem como do Drama para a Comédia, serão interpretativas, podendo ser divergente à classificação do conteúdo divulgado pela emissora original.


Somente serão considerados para o prêmio programas nacionais exibidos de forma inédita na televisão (aberta ou fechada) e nas plataformas de streaming. Produções que mesclam programas previamente exibidos com conteúdo inédito ou adaptações de filmes para o formato televisivo não serão considerados.


Estarão aptos às indicações programas com produção nacional que estrearam à partir de 1º de Janeiro de 2019 e tiveram suas temporadas finalizadas ou, pelo menos, 51% dos capítulos exibidos até 20 de dezembro do mesmo ano.


O prêmio The Brazilian Critic 2019 anunciará seus indicados em 21 de dezembro de 2019 com seus vencedores revelados em 30 de dezembro. Os anúncios serão feitos via Twitter (@braziliancritic) e, em seguida postados nas redes sociais do canal e no site.