• The Brazilian Critic

Quarta temporada de “Mister Brau” tem retorno às origens e afirmação feminina

Atualizado: 17 de Jul de 2020


Ontem, terça-feira (12/06) foi ao ar o oitavo e último episódio da quarta temporada de “Mister Brau“, série de comédia da TV Globo criada por Jorge Furtado. Esse ano, a família Brau experimentou desde o empoderamento feminino ao preconceito racial, além de um retorno às origens.


Passados três anos, o seriado já mostrou como as histórias de cada episódio são conduzidas: à base de diálogos rápidos e bem escritos, acompanhados de muita música. Esse ano não foi diferente, com exceção da inversão de personagens: Michele dessa vez é a protagonista.


Não que Brau tenha perdido espaço, mas dessa vez o sucesso é todo dela. Aliás, desde o começo da série em 2015 ambos os protagonistas tem tempo em cena semelhantes, algo que induz a simpatia do público por ambos e ajuda as minorias a se identificarem.

Foi uma temporada cheia de bons momentos. A viagem para a Angola, redescobrindo as origens; o episódio em que o filho adotivo dos Brau é acusado de furto, abordando as dificuldades dos negros na sociedade; o retorno de Dona Rosita, mãe de Gomes, contando com mais uma participação superespecial de Fernanda Montenegro; a ressurreição de Priscila, personagem que Lázaro Ramos dava vida no programa “Sexo Frágil” no começo dos anos 2000; a presença de Cacau Protásio e Lellêzinha como Carmo e Yasmin.


Além disso os momentos musicais da temporada foram bastantes assertivos, com Michele cono uma estrela de nível internacional, abusando de vários ritmos populares, e Brau voltando à Madureira, reinventando as influências brasileiras que o lançaram no mercado fonográfico.


O elenco continua em sintonia: Lázaro Ramos e Taís Araújo são extremamente cativantes, cada um em seu modo de atuação específico; Fernanda de Freitas continua sendo uma das atrizes mais competente das séries de humor da Globo; George Sauma também tem uma leveza de interpretação cômica sempre presente; e Luis Miranda e Kiko Mascarenhas como uma dupla de escadas que funcionam muito bem com o resto do elenco. Vale ressaltar que Cláudia Missura e Marcelo Flores tiveram mais espaço nessa quarta temporada.

Com a indefinição de uma próxima temporada, simbolizando este o último ano de aparição da família Brau nas televisões brasileiras, é válido relembrar da importância de “Mister Brau” para a sociedade atual. Ter um casal negro como protagonista de uma série no horário nobre da maior emissora do país é uma missão importantíssima para um programa de televisão.


Elementos como o humor refinado, diálogos apressados inspirados por Jorge Furtado, a trilha sonora muito bem produzida e sempre marcante em cada episódio, e os personagens carismáticos e de importância social para a população fazem de “Mister Brau” um dos programas mais especiais que já passaram pela grade da Globo.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now